FIT encerra programação neste sábado com teatro, orquestra e show de Letrux

Divulgação


O show de Letrux (RJ) encerra o festival, no Parque dos Ipês

O FIT (Festival Internacional de Teatro de Dourados) chega ao seu último ato neste sábado (27), fechando sua edição com uma programação que reafirma o espírito de encontro, diversidade e celebração das artes. Do chão das ruas às alturas das pernas de pau, das cordas da orquestra à vibração da música popular, o FIT se despede com espetáculos que convidam o público a olhar o mundo por outros ângulos e a sentir a arte, durante todo o dia de sábado.

Pela manhã, a partir das 10h na praça Antônio João, o Coletivo Clandestino traz para o festival “Estorvos! Se Essa Rua Fosse Nossa!”, uma criação que nasceu da relação com o tempo e o espaço público. Para Igor Schiavo, dramaturgo e ator, a rua é território político, poético e humano. “Poder estar na rua fazendo arte é muito importante para nós, porque entendemos o espaço público como um local de encontros, de vidas e de corpos. O FIT é uma oportunidade de realizar arte de forma ampla e democrática, e estar aqui novamente, depois de tantos desafios para a retomada do festival, é motivo de orgulho. Nosso tempo é arte, e ela precisa do público para existir”.

À noite, a programação começa com música: haverá apresentação da Orquestra da UFGD, às 19h, no Parque dos Ipês, que leva ao festival a força da música orquestral em diálogo com outras linguagens artísticas. O 2º regente Henry Halisson vê na participação uma forma de aproximação. “A orquestra se insere no FIT como uma voz que dialoga com outras artes, mostrando que a música de concerto também faz parte desse encontro. É uma honra estar em um festival internacional em Dourados. Essa participação fortalece nossa trajetória, valoriza a cultura local e nos aproxima de novos públicos”.

Em seguida, no mesmo local, diretamente de Curitiba, o Núcleo Ás de Paus apresenta “Encontro de Gigantes”, obra que mergulha na ancestralidade da perna de pau, elemento que atravessa culturas e brincadeiras populares. Para Rogério Francisco, ator e integrante do grupo, o espetáculo vai além do impacto visual. “Se agigantar na perna de pau é também um gesto de superação do medo, de construção de autoestima, de olhar a vida a partir de outra perspectiva. É uma experiência que desperta a memória afetiva do público, porque quase todo mundo tem uma lembrança ligada à perna de pau, seja da infância ou de alguma festa popular. É um trabalho para crianças de todas as idades”.

E para encerrar em tom festivo, o palco se abre para a energia de Letrux (RJ), artista reconhecida por sua poética musical intensa, que mistura lirismo, dança e experimentação sonora em shows que se transformam em experiências coletivas. O DJ Aruan fará a apresentação de abertura.

Realizado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Fecomércio MS e Sesc Cultura MS, o FIT conta com apoio da Funaepe, UEMS e Prefeitura de Dourados. Toda a programação é gratuita e pode ser acompanhada pelo Instagram @culturaufgd.

Serviço

Estorvos! Se Essa Rua Fosse Nossa! – Coletivo Clandestino (Dourados/MS)
27/09 – 10h | Praça Antônio João

Orquestra UFGD
27/09 – 19h | Parque dos Ipês

Encontro de Gigantes – Núcleo Às de Paus (Londrina/PR)
27/09 – 20h | Parque do Ipês

Letrux – Show de Encerramento
27/09 – 22h | Parque do Ipês