UEMS abre 23 processos seletivos para contratação de professores temporários

As vagas são destinadas às unidades universitárias distribuídas por todo o Mato Grosso do Sul.

Judson Marinho / Campo Grande News


Faichada da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Campo Grande (Foto: Juliano Almeida)

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para processos seletivos destinados à contratação de docentes temporários e à formação de cadastro de reserva.

As oportunidades contemplam diferentes áreas do conhecimento das unidades universitárias distribuídas por todo o Estado.

Ao todo, os 23 editais que estão abertos abrangem vagas nas unidades da UEMS nos municípios de Campo Grande, Coxim, Dourados, Jardim, Ponta Porã, Ivinhema, Nova Andradina, Mundo Novo, Naviraí, Cassilândia, Aquidauana, Paranaíba e Amambai.

A maioria dos editais foi aberta no início desta semana e segue no período de inscrições até 20 de outubro. Outros editais têm prazos maiores de inscrição, que vão até o mês de novembro.

A homologação das inscrições está prevista para 27 de outubro, e as provas didáticas ocorrerão entre 10 e 19 de novembro. O resultado final deve ser divulgado até o fim de novembro.

As oportunidades contemplam diversas áreas do conhecimento, como Dança e Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Ciências Sociais, Ensino de Ciências Sociais/Pedagogia, Agroecologia, Zootecnia, Agronomia, Psicologia, Ciências Biológicas (Saúde, Zoologia, Botânica, Ecologia, Biologia Geral e Forense), Matemática, Física, Química, Turismo, entre outras.

As inscrições para todas as vagas disponíveis em diversas áreas do conhecimento podem ser feitas pelo site ead4.uems.br.

Os salários oferecidos variam de acordo com a titulação do cargo, o regime de horas trabalhadas e a área do conhecimento, podendo ter como mínimo R$ 2.515 e valores que passam de R$ 10.200, conforme editais de processos seletivos abertos pela UEMS.

Das vagas destinadas aos cargos e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade da seleção, serão reservados os seguintes percentuais: 20% para os candidatos que se declararem negros, 5% para PcD (pessoas com deficiência) e 3% para os candidatos indígenas.

O processo seletivo será composto por duas etapas eliminatórias e classificatórias:

  • Prova Didática – de caráter eliminatório e classificatório, consistirá em uma aula ministrada sobre tema sorteado com 24 horas de antecedência, diante de banca examinadora. O candidato deverá demonstrar domínio técnico, clareza na exposição e didática adequada ao ensino superior.
  • Prova de Títulos – de caráter classificatório, avaliará a formação acadêmica, produção científica e experiência profissional do candidato.