Dourados segue com tempo seco e recebe alertas do Inmet para ventos e baixa umidade

Folha de Dourados/ Redação


Dourados-MS - Crédito: Getty Images/iStockphoto

A maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, Dourados, continua enfrentando tempo seco nesta sexta-feira (27) e está sob dois alertas meteorológicos emitidos pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Os avisos, classificados como de perigo potencial, seguem válidos até este sábado (28) e alertam para ventos moderados e baixa umidade relativa do ar.

O alerta de vendaval, em vigor desde quinta-feira (26), prevê rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h, com risco considerado baixo para quedas de galhos de árvores. Ainda assim, o Inmet recomenda cuidados, como evitar se abrigar sob árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Já o alerta de baixa umidade indica que os índices podem variar entre 20% e 30%, níveis considerados críticos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse cenário aumenta os riscos à saúde, como ressecamento das vias respiratórias, olhos e pele, além de potencial para incêndios florestais.

O Inmet orienta a população a beber bastante líquido, evitar atividades físicas ao ar livre nas horas mais quentes do dia e reduzir a exposição direta ao sol.

Previsão do tempo para Dourados

    Sábado (28): céu com poucas nuvens, sem previsão de chuva. As temperaturas variam entre 17°C pela manhã e 36°C à tarde. Domingo (29): o tempo deve mudar. O dia será de muitas nuvens com possibilidade de chuvas isoladas. A mínima prevista é de 22°C e a máxima de 35°C.
  • Sábado (28): céu com poucas nuvens, sem previsão de chuva. As temperaturas variam entre 17°C pela manhã e 36°C à tarde.
  • Domingo (29): o tempo deve mudar. O dia será de muitas nuvens com possibilidade de chuvas isoladas. A mínima prevista é de 22°C e a máxima de 35°C.