Estado
CNH MS Social: Período de inscrição termina com quase 60 mil candidatos em todo o Estado
GOVMS / Vivianne Nunes Santos
O Programa CNH MS Social, que vai beneficiar cinco mil pessoas com acesso gratuito a primeira habilitação, nas categorias A, B e AB, encerrou as inscrições para o primeiro Edital ontem (06), com quase 60 mil inscritos. A previsão para divulgação do nome dos classificados é de 30 dias.
Após a publicação, o candidato à primeira habilitação será convocado por Edital divulgado no portal do Detran-MS (meudetran.ms.gov.br) a apresentar-se na Agência do Detran-MS com documento de identificação original e cópia do mesmo para abertura do Processo RENACH e captura de imagem.
O Edital que traz todas as regras do Programa foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 29. Ao todo, o portal recebeu 327.602 acessos e 59.723 inscritos até às 23h59.
De acordo com a Diretora de Educação para o Trânsito, Elijane Coelho, a expectativa é que o aluno convocado dê início ao processo em no máximo três meses e esteja com a carteira em mãos em seis. “Apesar do processo de habilitação ter 12 meses para ser concluído, o programa coloca prazos específicos que devem ser observados pelos beneficiados', conclui.
Neste Edital as vagas serão disponibilizadas por etapas e regiões de Mato Grosso do Sul nos próximos 12 meses, sendo 1.180 vagas para categoria A, 1.000 vagas para B, 2.570 vagas para categoria AB e 250 vagas para PcD.
Além de separadas por rmunicípio e região, sendo 1.650 para Campo Grande, 800 para Dourados e região, 300 para Naviraí e região, 300 para Três Lagoas e região, 300 para Ponta Porã e região, 250 para Paranaíba e região, 250 para municípios da região da Capital, 250 para Corumbá e Ladário, 250 para Nova Andradina e região, 250 para Aquidauana e região, 200 para Jardim e região e 200 para Coxim e região.
CNH MS Social
O programa “CNH MS Social' vai beneficiar cinco mil pessoas de famílias carentes por ano com o pagamento de todos os custos do processo de habilitação, desde os gastos com a autoescola, em relação as aulas práticas e teóricas, até o pagamento das taxas do Detran.
Confira o Edital e Portaria na íntegra:
Bruna Pasche, Detran-MS