Cidades
Bioparque Pantanal segue recebendo visitas institucionais
GOVMS / Paulo de Camargo Fernandes
Ainda em uma primeira etapa de preparação para a abertura para o público em geral, o Bioparque Pantanal – Espaço de Experiência e Conhecimento recebeu nesta sexta-feira (1º) servidores de Imasul (Instituto de Meio Ambiente), Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Agems (Agência de Regulação de Serviços Públicos).
Para a comunidade, a visitação será aberta no dia 1° de maio mediante cadastro prévio em um site que será inaugurado em 22 de abril. Todo o passeio será gratuito até 31 de dezembro de 2022.
Mais uma vez, quem visitou o Bioparque foi surpreendido pela beleza da ictiofauna, pelo capricho cenográfico e pela arquitetura inovadora idealizada pelo arquiteto Ruy Othake (1938-2021).
Assessora de assuntos ambientais do Imasul, Rosangela Gimenes ficou admirada. “O aquário trouxe uma proposta inovadora não só para Campo Grande, mas para o Estado. Eu estou encantada! Superou as minhas expectativas! Eles conseguiram retratar as características do nosso Pantanal aqui e a mistura dessa fauna com essa arquitetura deixou a obra incomparável', disse.
Marilu Pederiva Bernhard, que é assessora da Presidência da Agems, gostou de cada detalhe, inclusive da sensação de estar junto com os peixes, proporcionada pelo túnel, e a cenografia representando as nascentes e as raízes das árvores submersas. “Estou achando muito bonito. Ver os peixes em seu ambiente, é maravilhoso! A gente se sente mesmo dentro de um aquário. Cada setor tem a sua peculiaridade, o seu habitat diferente, diferentes lugares do mundo. É fantástico! Estou muito impressionada. Superou as expectativas. Fiquei muito feliz!', contou.
O diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, lembrou que a entrega do maior aquário de água doce do mundo só foi possível por causa do trabalho de servidores, como os ligados às áreas de infraestrutura e meio ambiente. “É importante porque é um governo que pensa nos seus servidores. É um governo que valoriza muito os servidores porque todas as entregas, inclusive a do Bioparque - que é uma obra emblemática para Mato Grosso do Sul - acontece em função da dedicação de vários servidores. E essa preferência faz com que nós servidores nos sentimos valorizados e honrados ao conhecer os detalhes dessa obra que é referência para o mundo', afirmou.
Da parte técnica da Agência de Regularização, 16 servidores visitaram o complexo. “Nós, possivelmente, no futuro, iremos regular a empresa que deverá assumir o Bioparque Pantanal. Por isso, está aqui toda a equipe técnica da Agems para conhecer o novo aquário', explicou Carlos Alberto de Assis. A agência tem cerca de 120 servidores.
Outro que teve a oportunidade de conhecer o complexo foi o médico veterinário Rubens Flavio Mello Correa. “É muito interessante, uma obra futurista. Eu conheço aquários do mar, mas nada igual a esse aqui, nesse estilo, com essa arquitetura e esses cenários. Isso aqui vai ser uma coisa grandiosa, vai despertar interesse internacional de fazer pesquisa, não tenha dúvida disso, porque a gente vê essa integração de todo o cenário em outro lugar, de todo o aquário com a natureza. É tudo lindo, tanto a estrutura arquitetônica como a ictiofauna!', finalizou.
O Bioparque Pantanal foi inaugurado na segunda-feira, dia 28 de março, e recebeu a primeira visita guiada na quarta-feira (30), quando cerca de 300 estudantes de Ensino Médio, do 1º ao 3º ano, da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, foram ao local.
Paulo Fernandes, Subcom
Fotos: Bruno Rezende