Ejud-MS, em parceria com a CIJ, abre inscrições para pretendentes à adoção no dia 21

Assessoria/TJ-MS


Foto: Divulgação/TJ-MS

Na próxima segunda-feira, dia 21 de março, serão abertas as inscrições para o curso de Preparação à Adoção Nasce uma Família, uma das etapas do processo de adoção. As novas turmas terão início no dia 1º de abril e se encerrarão em 30 de maio, na modalidade Ead.

As inscrições devem ser feitas no portal da Ejud-MS pelo link http://ejud.tjms.jus.br/, clicando no Banner “SEJUDWEB” (Secretaria Virtual).

Com as novas demandas sociais que emergiram no panorama brasileiro devido à atual pandemia mundial, com reflexo direto no relacionamento social e físico e, consequentemente, com impedimentos para a realização de encontros presenciais, o curso de Preparação à Adoção – Nasce uma Família, na modalidade à distância, foi produzido para alcançar um maior número de participantes e manter a continuidade e a celeridade das tão necessárias habilitações à adoção.

Vale lembrar que o curso é continuação de projeto iniciado em 2019 e vem ao encontro de um antigo desejo dos magistrados/as que respondem pela Infância e Adolescência no Estado, no intuito de suprir requisito essencial aos pretendentes à adoção. Estes deverão certificar-se, com 75% de participação, e cumprir atividades avaliativas, para então procederem ao cadastramento da adoção.

Desta forma, a Escola Judicial (Ejud-MS), em parceria com a Coordenadoria da Infância e da Juventude, contabilizam para o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul mais uma relevante ação em prol da luta contra o abandono e a colocação de crianças e adolescentes em uma nova família.

Serão 6 turmas e um total de 240 vagas.

A tutoria ficará sob a responsabilidade dos/as magistrados (as) Desa. Maria Isabel de Matos Rocha, Dra. Kelly Gaspar Duarte Neves, Dra. Melyna Machado Mescouto Fialho; Dr. Fernando Moreira Freitas da Silva, Dr. Rodrigo Pedrini Marcos e Dr. Mauricio Cleber Miglioranzi Santos. Dos(as) psicólogos(as): Renata Queiroz Giancursi, Ariele Faverzani da Luz, Carlos Junio de Oliveira Assunção, Maria Zélia Santos Gonçalves, William Isaias Carvalho Souza e Adriana Fernandes de Oliveira. Dos(as) assistentes sociais: Doemia Ignes Ceni, Aracely Xavier, Dirlene Joceli Colla, Elisangela Facirolli do Nascimento, Rozimeire Nobriga e Valdirene Campos Schmitz Pereira.

IMPORTANTE: O casal pretendente à adoção deve realizar a inscrição do curso de forma individual, não bastando apenas um deles participar, mas sim ambos! Para realizar o curso na modalidade à distância, os participantes devem preencher alguns requisitos:

- Ser domiciliado no Estado de Mato Grosso do Sul;- Possuir um e-mail pessoal como correio eletrônico ativo e regular;- Acesso em computador com requisitos mínimos: Sistema Operacional Windows 8 ou superior, Navegador de Internet Google Chrome ou equivalente, Aplicativo Leitor de PDF e Sistema Multimídias (caixas de som ou fones de ouvido);- Comprometer-se com a realização do curso e prazos das atividades avaliativas.