Ação conjunta retira 500 kg de lixo como, pneus, eletrodomésticos e latas no rio Ivinhema

Redação com PMMS


Foto: Divulgação/PM-MS

Na manhã de sábado (12), policiais militares Ambientais de Batayporã participaram da limpeza do rio Ivinhema em um evento denominado “Rio mais vivo', no município de Taquarussu.

O evento organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Taquarussu (SEMAT), em parceria com a Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros contou com a presença de pescadores, voluntários, utilizando 15 embarcações.

As atividades iniciaram-se às 07:00 e se encerraram por volta das 14:00, sendo percorridas as margens do rio Ivinhema, no trecho compreendido entre o Porto XV, até as imediações do rio Vitória à montante da cidade de Taquarussu e, do Porto XV, até o portal do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI) na parte jusante do rio relativamente à cidade.

Os resíduos retirados encheram quatro sacolas (bags) grandes, totalizando cerca de meia tonelada de material descartado inadequadamente. Foram encontrados nas margens e no leito do rio resíduos sólidos, tais como, pneus, tambores, eletrodomésticos, isopores, garrafas, latas, baldes, entre outros. Todos os materiais foram encaminhados para o setor de coleta seletiva do município de Taquarussu, para destinação e aproveitamento adequados.

O objetivo do trabalho é promover a educação ambiental e chamar a atenção da população para o problema, no sentido de diminuir o lançamento desses resíduos nos rios, mantendo a preservação e conservação do meio ambiente.

Retiradas de Petrechos de pesca ilegais: Durante a coleta dos resíduos, a PMA cortou e retirou do rio, 48 anzóis de galho (petrechos proibidos), que estavam armados ilegalmente no rio.