Fundesporte e Unigran firmam parceria para realização de avaliações psicológicas e cognitivas em paratletas

GOVMS / Paulo Massaharu Yafusso


A Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e o Centro Universitário Unigran Capital firmaram parceria para a realização de avaliações psicológicas e cognitivas em paratletas. Os procedimentos serão aplicados pelo curso e Núcleo de Psicologia (NPU) da instituição, em paradesportistas sul-mato-grossenses que vão participar da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, maior evento do mundo para jovens com deficiência em idade escolar.

O instrumento clínico a ser utilizado será a Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – 4ª Edição (WISC-IV), que tem o objetivo de avaliar o desempenho cognitivo, a capacidade intelectual e o processo de resolução de problemas de crianças e jovens, na faixa etária de seis a 16 anos, por meio de uma escala quantitativa de inteligência (QI).

Sob supervisão dos professores, acadêmicos do décimo semestre e estagiários do Núcleo de Psicologia da Unigran aplicarão os testes. Os laudos de coeficiência intelectual são exigidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), organizador das Paralimpíadas Escolares.

O acordo foi estabelecido em reunião, nesta terça-feira (8), entre a gerente-geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas e de Lazer da Fundesporte, Karina Quaini; a técnica desportiva responsável pelo planejamento do setor paralímpico da Fundação, Anne Talitha Silva; a coordenadora do curso de Psicologia da Unigran, Jucimara Silveira; e a coordenadora de estágio da instituição, Walkiria Cristaldo.

Segundo Jucimara Silveira, a atividade supervisionada agrega conhecimento teórico e prático aos alunos. “Esse teste é de padrão internacional e tem um custo expressivo. Como aqui essas ferramentas são conteúdos para os nossos alunos, nós conseguimos atender essa demanda através dos estudantes, que realizaram todos os procedimentos sendo supervisionados por nós, professores'.

“Ficamos muito felizes em poder selar essa parceria institucional com a Unigran, uma instituição tão conceituada do nosso estado e que forma grandes profissionais. Além de ajudar nossos atletas, que dependem desta avaliação, sem dúvidas é uma rica experiência para os futuros psicólogos', destaca o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.  

Lucas Castro – Fundesporte, com informações da Unigran

Foto: Divulgação