Dourados
Diga Não ao Crime abre agenda 2022 em Dourados
Redação com PMMS
Revisto e atualizado para o cenário pós pandêmico, o Projeto Diga Não ao Crime da PMMS- DNC - inicia os trabalhos no ano de 2022 com apresentação para a juventude, pais e convidados na Igreja Evangélica Fonte de Vida em Dourados.
A dinâmica dessa palestra de impacto, atualizada para o atual cenário, além propor inibir a iniciação criminal de jovens e adolescentes, principalmente na faixa e linha de fronteira do Brasil com Paraguai, também abordará um dos maiores perigos para essa geração: AS REDES SOCIAIS.
Essas, em sua maioria, são apontadas com as principais formas de aliciamento para a aquisição e tráfico de drogas no mundo. A visão destorcida da realidade, imposto pelo padrão dessa mídias e principalmente a venda de uma vida falsa, mas que todos querem como estilo de vida, acaba aprisionando pessoas de todos os nichos sociais e todas as idades. Esse é o ambiente perfeito para o aliciamento ao crime.
Jovens são iludidos pela vida fácil de festas, bebidas e sexo, com a promessa de enriquecer rapidamente e acabam caindo nesse precipício e, uma vez dentro, se torna quase impossível sair ileso.
O modos operandi dos criminosos é socializar via redes sociais com pessoas que, se mostram interessantes, inteligentes e bonitas. Apresentam-se como pessoas que gostam das mesmas coisas, gerando empatia e confiança. Depois disso é só dar o bote, apresentar uma droga como a maconha ou cocaína, e esperar pela escravização de sua vítima.
O aliciador gera um viciado, que por sua vez acaba se tornando, na maioria das vezes, num criminoso potencial, escravizado pela droga e pelo dinheiro fácil. Os traficantes tem transporte barato para seus produtos e mercado consumidor.
DINÂMICA DNC
A dinâmica da palestra e romper os tentáculos de captação de pessoas por esse aliciadores, levando conhecimento sobre drogas e violência gerado pelo uso e tráfico, bem como consequências penais e na saúde ocasionada pelo uso e pela posse ou tráficos dessas substâncias.
É de conhecimento geral que a principal porta de entrada de drogas ilícitas em nosso organismo, são as drogas lícitas. Remédios, bebidas alcoólicas e tabaco, acabam sendo o estopim de uma bomba prestes a ser detonada.
Romper os tentáculos da captação de jovens e adolescente como os novos soldados do crime, passa por uma conscientização do lar, dos pais e responsáveis por esse público.
Quanto mais informação, menos captação e menos dependentes das drogas.
Com a volta das aulas presenciais o projeto DNC abre sua agenda para 2022, com um público já atendido de mais de 20mil expectadores.
Para mais informações e agendamentos a Assessoria de Comunicação do 3º BPM coloca à disposição do público o telefone 3902-2575.