Cidades
Corpo de Bombeiros dá dicas para evitar acidentes domésticos
GOVMS / Bruno Chaves
Estar em casa é se sentir seguro. Para evitar acidentes domésticos, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul preparou uma série de dicas que podem fazer a diferença na hora de prevenir acontecimentos desagradáveis dentro do próprio lar. Confira:
1. Não permita cortinas compridas ou tapetes sobre fios elétricos nem os passe atrás de móveis;
2. Não deixe fios e tomadas descobertas porque podem causar lesões graves nas mãos e bocas das crianças;
3. Não deixe ferro de passar roupa ligado sem supervisão;
4. Evite desenvolver várias atividades simultâneas.
Na cozinha
No banheiro
Evite queimaduras
Cuidados com acendimentos de churrasqueiras com álcool
Os acidentes mais comuns com o álcool líquido estão relacionados ao acendimento de churrasqueiras. O produto é muito volátil e ao jogar o líquido sobre o equipamento podem ocorrer respingos, provocando queimaduras graves em quem manuseia ou em quem estiver próximo.
O mais grave acontece em festas nos finais de semana, principalmente nas famosas churrascadas, onde o churrasqueiro ao tentar acender a churrasqueira não se cerca de quaisquer tipos de segurança.
O que pode agravar ainda mais a situação é que quando esses churrasqueiros estão embriagados, aumenta gradativamente o perigo, pois nessa condição ele se torna mais corajoso e acha que sabe tudo.
É muito importante também que as pessoas leiam as instruções de uso de qualquer produto. É um hábito que geralmente os consumidores não têm, mas que pode evitar grandes problemas.
O ideal seria que o álcool líquido fosse utilizado apenas como higienizante e que as pessoas se habituassem a utilizar o gel para evitar os acidentes.
Em principio o Corpo de Bombeiros Militar não recomenda que se utilize esse tipo de churrasqueiras. Mas se mesmo assim for utilizar esse tipo de churrasqueira e acontecer algum acidente, recomenda-se o seguinte:
Evite quedas
As quedas podem causar sérias lesões como os traumatismos cranianos, paraplegia e morte. No Brasil, anualmente, cerca de 80 mil crianças são hospitalizadas em consequência das quedas. Veja como prevenir quedas.
Cuidado com pisos escorregadios
Em caso de acidentes, ligue para o serviço de emergência de sua localidade através do telefone 193 e transmita corretamente as informações sobre a situação da vítima: se está consciente, se há bolhas, endereço correto, etc. A prevenção é o melhor remédio.
Corpo de Bombeiros Militar