Dourados já supera média de chuva para agosto

Instituto Nacional de Meteorologia alertou Dourados e região para perigo potencial de tempestade até 10h de segunda-feira (21), com risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia, além de ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora

André Bento


Chuva acumulada em agosto já supera média para o mês em Dourados (Foto: André Bento/Arquivo)

Dados do Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste mostram que Dourados já superou a chuva esperada para agosto. Até este domingo (20), choveu 65.9 milímetros na estação agrometeorológica instalada na sede, região sul da cidade.

Esse volume acumulado supera a média de 51.6 milímetros calculada para este mês com base no monitoramento climático feito desde 1979 no município.

Na estação agrometeorológica instalada na Fazenda Experimental da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), região oeste, a chuva acumulada neste mês é de 62.3 milímetros.

A precipitação pluviométrica mais volumosa de agosto de 2023 ocorreu na sexta-feira (18), com 35.1 milímetros na região sul e 34.1 milímetros no oeste. Naquela data, as estações agrometeorológicas também registraram, respectivamente, rajadas de ventos de 39 km/h e 43 km/h. A Defesa Civil precisou atender ocorrências de quedas de árvores e destelhamento de casa. (relembre)

Depois de um sábado (19) sem chuvas, neste domingo (20) o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste apurou 17.2 milímetros durante 1 hora e 9 minutos na sede e 12.8 milímetros ao longo 46 minutos na Fazenda Experimental da UFGD.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Dourados e região seguem em alerta de perigo potencial de tempestade até 10h de segunda-feira (21), com risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia, além de ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora.