Dourados
Dourados tem alertas por ventos fortes e baixa umidade do ar
Monitoramento feito pela Embrapa Agropecuária Oeste na estação agrometeorológica instalada na sede, região sul, aponta 29 dias sem chuvas expressivas
André Bento
Dourados registrou dois alertas de riscos climáticos nesta sexta-feira (11) emitidos pela Embrapa Agropecuária Oeste a partir do monitoramento feito pela estação agrometeorológica ativa desde 1979 na sede, região sul da cidade.
Às 12h16, houve alerta de atenção devido à ocorrência de ventos classificados como fortes, com velocidade de 35 quilômetros por hora.
“A escala de Beaufort classifica a força dos ventos em 11 categorias, desde Calmo (velocidade inferior a 2 km/h, escala 0) até Tornado (velocidade superior a 100 km/h, escala 10)”, detalhou o Guia Clima, que emite alertas de ventos fortes quando ocorrem rajadas de vento com mais de 30 km/h ou superior.
Também nesta tarde, a Embrapa Agropecuária Oeste emitiu alerta de Estado de Atenção por causa da baixa umidade relativa do ar, em 29%. Ela caiu para 27% às 13h e na quinta-feira (10) deve mínima de 14% às 14h41.
“Níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há uma pequena quantidade de água, em forma de vapor na atmosfera. Quando isso ocorre, são comuns os problemas respiratórios”, pontua o Guia Clima, que utiliza o critério da Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar os riscos à saúde humana devido a baixos índices de umidade do ar.
Ainda com base no monitoramento climático feito pela estação agrometeorológica instalada na sede, ao sul de Dourados, a Embrapa Agropecuária Oeste informa que o município está atualmente há 29 dias sem chuvas expressivas, desde a precipitação pluviométrica registrada no dia 13 de julho.
Hoje, o Guia Clima apurou temperatura mínima de 19.6ºC às 6h19 e máxima de 35.9ºC às 12h26 nessa área de monitoramento.