Itaporã realiza campanha de vacinação antirrábica a partir deste mês

A vacinação terá início na área distrital no dia 26 de agosto enquanto que na sede do município será no dia 16 de setembro em 8 pontos de vacinação

Redação


Objetivo é vacinar aproximadamente 94% da população de cães e gatos da área rural e sede do município, algo em torno de 5.000 animais (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itaporã)

A Prefeitura de Itaporã, através da Gerência Municipal de Saúde, realiza neste mês a campanha de Vacinação Antirrábica 2023, numa ação coordenada pela equipe de profissionais da Vigilância Sanitária.

Segundo veterinário Paulo Sérgio Farias Vieira, diretor de Vigilância Sanitária do município, o objetivo da Vigilância Sanitária é vacinar aproximadamente 94% da população de cães e gatos da área rural e sede do município, algo em torno de 5.000 animais.

Animais a partir de 3 meses poderão ser vacinados e também não há restrições para cadelas prenhes ou amamentando.

A vacinação terá início na área distrital no dia 26 de agosto (Montese, Piraporã, Carumbé e Santa Terezinha) enquanto que na sede do município será no dia 16 de setembro em 8 pontos de vacinação.

O veterinário enfatiza que a raiva canina é uma zoonose gravíssima e fatal podendo ser transmitida através da mordida ou arranhadura do animal.

A melhor forma de prevenção é vacinar corretamente o pet, é um ato de amor e proteção em relação ao cachorro e a todos que convivem com ele.

A Prefeitura de Itaporã destacou que esta campanha é de suma importância e pede a conscientização dos proprietários para que levem seus animais aos pontos de vacinação a fim de evitar possíveis casos de raiva em animais domésticos e em humanos.