Corecon/MS debate perspectivas de desenvolvimento da região Sul durante Semana de Economia

Nesta quarta-feira (09), a cidade de Dourados sedia o evento da semana, com um fórum sobre a "Trajetória econômica recente de MS e as perspectivas de desenvolvimento da região sul do Estado", das 19h às 21h, no auditório da UEMS

Assessoria


Foto: Edemir Rodrigues/Divulgação/Governo MS

Mato Grosso do Sul tem se tornado um polo de desenvolvimento e chamado a atenção de investidores para a região. A projeção de especialistas de mercado é de que em 2023 os investimentos de capital privado no Estado devam alcançar R$ 58 bilhões, gerando cerca de 25 mil empregos diretos. E a região Sul do Estado é uma das que se destacam, despertando interesse para o potencial da região.

Para debater este e outros assuntos relacionados à economia do Estado e da região Sul, o Conselho Regional de Economia de MS (Corecon/MS) promove a Semana de Economia 2023, entre os dias 7 e 11 de agosto, com foco no debate sobre o cenário de oportunidades do Estado e os desafios para um crescimento econômico ordenado e sustentável. O evento também comemora o Dia do Economista, celebrado em 13 de agosto, e conta com o apoio do Sebrae, Sicredi e BRV Saúde.

Nesta quarta-feira (09), a cidade de Dourados sedia o evento da semana, com um fórum sobre a "Trajetória econômica recente de MS e as perspectivas de desenvolvimento da região sul do Estado", das 19h às 21h, no auditório da UEMS.

O evento contará com a participação do presidente Corecon/MS, Hudson Garcia, como mediador, e dos economistas Angelo Augusto Gomes dos Santos, que abordará o "Perfil energético de Mato Grosso do Sul e o pacto global", e do economista Fábio Ferreira Junior, que falará sobre os "Impactos dos grandes investimentos no desenvolvimento econômico da região sul". Também participam das discussões o secretário de Desenvolvimento Econômico de Dourados, Cleriston Recalcatti, e a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicredi, Mirtes de Souza Pereira Moreno.

"Nosso Estado tem avançado a passos largos, com setores agrícolas, pecuária, silvicultura, energias renováveis, além dos setores industriais em crescimento. O debate sobre nossa economia é essencial para entendermos o que nos impulsionou até aqui e como podemos ir ainda mais longe. Na região Sul, há potencial para investimentos em infraestrutura, turismo e tecnologia, gerando empregos e renda. Nesse evento teremos a participação de especialistas que trarão temas como cenários econômicos e tendências para a região Sul do Estado, potencial energético, o crescimento do cooperativismo; políticas públicas aplicadas ao desenvolvimento econômico de Dourados e as tendências econômicas que se desenham para essa região. Vamos dialogar sobre o crescimento de Mato Grosso do Sul e construir uma região ainda mais forte e promissora", explica o economista e presidente do Corecon/MS, Hudson Garcia.

Dentre as políticas públicas de atração de investimentos, segundo Hudson Garcia, Mato Grosso do Sul possui uma das mais modernas e seguras políticas de incentivos do País. "Temos, por exemplo, o MS Carbono Neutro, um projeto arrojado e estratégico de tornar o Estado carbono neutro até 2030; a Rota Bioceânica, um corredor que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, encurtando em quase duas semanas a distância entre Brasil e China, além de oportunidades de logísticas e PPPs, e a qualificação de mão de obra", afirma.

Semana de Economia 2023 - A semana teve início nesta segunda-feira (07) com uma live sobre a "Inovação e o Desenvolvimento Sustentável". Nesta terça-feira (08) será realizada uma visita técnica na Semadesc, das 14h às 16h, que vai discutir o tema do "Impacto do Economista no desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul", com a presença do economista e secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna.

A última atividade da semana será na sexta-feira, dia 11 de agosto, em Campo Grande, em dois momentos, ambos na UFMS (auditório da Esan). O primeiro, uma palestra às 8h com o economista Fábio Nogueira da Silva, que vai apresentar o tema "A oportunidade de desenvolver modelos de previsão de desenvolvimento sustentável, ordenado e mensurável". E em seguida, às 9h, um fórum sobre desenvolvimento territorial, que vai discutir os "Aspectos econômicos para o desenvolvimento econômico territorial".

"Também queremos destacar nesta semana a importância dos profissionais que moldam o futuro econômico do nosso País, os economistas, que são verdadeiros estrategistas, analisando dados e prevendo tendências que afetam nossas vidas e ajudam a construir uma sociedade mais próspera e equitativa", conclui Hudson Garcia.

Mais informações sobre a Semana de Economia 2023 pelo telefone (67) 3356-4796 ou nas redes sociais: @coreconms.