Equipe de Campo Grande recebe materiais esportivos para o 2º Torneio de Futebol dos Jovens Indígenas

Assessoria/TRT-MS


Os representantes da equipe de Campo Grande receberam os materiais esportivos para auxiliar na preparação para o torneio (Foto: Divulgação/TRT-MS)

Mais uma equipe que participará do 2º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas recebeu os materiais esportivos para auxiliar na preparação para o torneio, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul.

Os representantes da equipe de Campo Grande receberam, no dia 2 de agosto, dois jogos de coletes, duas redes, cones, bolas, marcadores para treinamento e camisetas. Os equipamentos foram entregues pelo presidente do TRT da 24ª Região, João Marcelo. “Espero que o material auxilie no treinamento para alcançar o objetivo”. O desembargador também destacou que a iniciativa tem como objetivo a união pelo esporte e o incentivo à educação e alfabetização.

O cacique da Aldeia Marçal de Souza, Josias Jordão Ramires, ressaltou a integração e valorização que o esporte proporciona: “A importância desses jogos é a integração entre povos. É um momento histórico esse momento que estamos construindo. Essa integração e essa valorização dos nossos jovens para dar um esporte. Falar para eles que são capazes sim de ocupar espaços.”

Matheus de Carvalho Antonio, treinador do time de Campo Grande, tem um projeto que incentiva o esporte e a educação, a Escolinha de Futebol Indígena “Kali Sini”. “É importante um torneio. Acho importante essa interação porque podemos de alguma forma contribuir para o futuro deles”, afirmou.

Ex-jogador de futebol, cacique Josivaldo Delfino, também é treinador da equipe e agradeceu ao TRT/MS pela realização do campeonato.  “Eu quero agradecer ao tribunal pelo segundo ano do torneio. É o sonho da gurizada, mas falta diálogo e falta incentivo. E o incentivo que vocês estão fazendo é bem louvável para que todas as nossas crianças que já estão treinando também possam participar.

O 2º Torneio de Futebol dos Jovens das Comunidades Indígenas é uma iniciativa do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, que tem como objetivo incentivar a permanência na escola por meio do esporte e combater a exploração da mão-de-obra infantil. O evento de lançamento do torneio será no dia 22 de setembro, às 17 horas, na sede do TRT/MS. E o campeonato ocorrerá nos dias 7 e 8 de outubro, no estádio Jacques da Luz, localizado na rua Barreiras, s/n – Moreninha II. A entrada é gratuita. Ao todo, oito times vão participar da competição.