Prefeitura recua sobre ativação de radares e lombadas eletrônicas

Prefeitura de Dourados agora diz que equipamentos estão na fase de inlstação e que antes da ativação dos radares e lombadas a população será informada previamente

André Bento


Administração municipal de Dourados agora diz que equipamentos não começarão a multar (Foto: Divulgação)

Em nota oficial divulgada na manhã desta terça-feira (25), a Prefeitura de Dourados informou que os redutores de velocidade e controladores de velocidade encontram-se em fase de instalação e permanecem em caráter educativo.

A administração municipal atribui essa informação também ao Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).

Conforme a nota, o processo de instalação “envolve sinalização do local, ligação de rede elétrica, aferição do Inmetro, entre outros fatores”. “Por questões técnicas, ficou definido que os equipamentos irão permanecer em caráter educacional”, detalha.

Além de ressaltar “que os aparelhos começam a funcionar somente após o término do processo de instalação, que segue em andamento”, a nota acrescenta que “antes da ativação dos radares e lombadas a população será informada previamente”.

Na segunda-feira (24), o Jornal Gran Dourados revelou que ofício encaminhado pelo vereador Fábio Luis (Republicanos) à diretora da Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados, Mariana de Souza Neto, trouxe à tona preocupações acerca da instalação e funcionamento dos novos radares alocados em diversos pontos da cidade. Ao apontar irregularidades, o parlamentar pediu o adiamento da ativação dos equipamentos, prevista para o dia 25 de julho.

“Dentre as irregularidades apontadas, destacam-se a falta de sinalização prévia indicando a presença do redutor ou controlador de velocidade, a ausência de sinalização prévia indicando a velocidade permitida, bem como a falta de sinalização vertical e horizontal nas vias onde os radares estão instalados”, detalhou a assessoria do vereador.