Prefeitura e Sindicato Rural confirmam parceria para Festa do Peão de Boiadeiro

Evento acontece em outubro no Parque de Exposição João Humberto de Carvalho com rodeios e shows

Assessoria/Prefeitura de Dourados


Alan Guedes, entre o diretor MIchael Araújo e o presidente Angelo Ximenes (Foto: Leandro Silva/Prefeitura de Dourados)

O prefeito Alan Guedes recebeu, nesta quarta-feira (19), representantes do Sindicato Rural de Dourados para discutir ações que visam a realização da 39ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro. O evento acontece entre os dias 5 e 8 de outubro no Parque de Exposição João Humberto de Carvalho e agora faz parte do calendário oficial do município. 

O encontro aconteceu no Gabinete do Prefeito com o presidente do Sindicato Rural, Angelo Ximenes e o diretor Michael Araújo. Alan Guedes estava acompanhado pelo secretário municipal de Planejamento, Romualdo Diniz Salgado Júnior.

A Festa do Peão de Boiadeiro de Dourados é uma das mais tradicionais de Mato Grosso do Sul. A primeira edição aconteceu ainda antes da Expoagro, mas teve edições descontinuadas e passou por diversas fases. Agora no calendário oficial, a intenção é solidificar a Festa como uma das atrações no interior do Estado. Neste ano, a disputas no rodeio fazem parte da CNAR (Confederação Nacional de Rodeio) e da LNR (Liga Nacional de Rodeio). os melhores classificados garantem lugar no Rodeio de Barretos e na Final Nacional de Rodeio, em dezembro.

A parceria do Sindicato Rural com a Prefeitura de Dourados tem se intensificado nos últimos anos, desde a realização da Expoagro como de feiras de negócios em diversas áreas e agora pode ser oficializada em mais um evento. “Essa parceria para realização da Festa do Peão começou a ser costurada há algum tempo e agora se consolida. Nós temos interesse em fomentar a atividade artística e cultural do rodeio, o Sindicato Rural tem a estrutura física que ajuda muito a viabilizar a realização do evento e juntos vamos fazer uma grande festa para o douradense e região', afirma o prefeito.

O apoio da Prefeitura de Dourados à realização da Festa do Peão de Boiadeiro, organizada pelo Sindicato Rural, tem uma justificativa simples: a movimentação econômica em diversos setores que um evento desse porte traz para o município. “O objetivo é muito claro de fomentar a economia local. Trazer para Dourados grandes nomes desse esporte e do meio artístico atrai moradores de todas as cidades da região que utilizam dos nossos serviços, fomentando a atividade empresarial de nossa cidade. Como aconteceu na Festa Junina, por exemplo. Tivemos um grande volume de moradores da região em nossa cidade, além da movimentação dos douradenses. Queremos repetir esse sucesso, com a forma mais acessível possível ao público', explica Alan Guedes.

Presidente do Sindicato Rural, o engenheiro agrônomo e produtor Angelo Ximenes comemora o fato de ter a Prefeitura de Dourados junto em mais uma Festa do Peão. “A parceria com a Prefeitura de Dourados para nós do Sindicato Rural é de suma importância. Não apenas para esse evento específico, que é o Rodeio agora em outubro, como todas as nossas atividades. Desde que o Alan iniciou a gestão, todas as parcerias que propusemos atuar juntos com a Prefeitura, fomos atendidos e essa é mais uma', completa.