UFGD disponibiliza 282 vagas de graduação para refugiados e migrantes

Por se tratar de uma iniciativa institucional de acolhida humanitária, o processo seletivo consiste apenas em uma fase, que é a prova de redação em Língua Portuguesa

Redação com UFGD


Foto: Franz Mendes/Divulgação/UFGD

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) oferece a oportunidade de realizar cursos de graduação a refugiados, asilados políticos, apátridas, portadores de visto temporário de acolhida humanitária e portadores de autorização de residência para fins de acolhida humanitária ou para reunião familiar. Isso é possível através do Processo Seletivo de Acolhida Humanitária (PSAH-2023.2/UFGD), que disponibiliza 282 vagas em 30 cursos.

A universidade tem como foco acolher pessoas em situação de vulnerabilidade migratória, considerando que, na última década, Mato Grosso do Sul tem recebido centenas de migrantes, principalmente haitianos e venezuelanos, que deixaram seus países devido a graves crises ambientais e econômicas.

Por se tratar de uma iniciativa institucional de acolhida humanitária, o processo seletivo consiste apenas em uma fase, que é a prova de redação em Língua Portuguesa. Essa prova será realizada em 13 de agosto, das 9h às 11h. No dia da prova, é necessário que o candidato chegue com pelo menos 45 minutos de antecedência, apresente um documento de identificação original com foto e utilize caneta esferográfica preta ou azul escura, feita de material transparente.

INSCRIÇÕES

A inscrição será de 17 a 28 de julho e poderá ser feita pelo próprio candidato ou por alguém que assumirá a responsabilidade pelas informações prestadas, sem necessidade de apresentar procuração. A página do processo seletivo com os procedimentos que são necessários é: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/psah/psah-2023-2 .

Para inscrever-se, é preciso acessar a Área do Candidato (https://selecao.ufgd.edu.br/ ), preencher os dados cadastrais, a ficha de inscrição eletrônica e selecionar o curso que deseja concorrer.

VAGAS

São 282 vagas em 30 cursos: Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Letras Libras (bacharelado), Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química, Sistemas de Informação e Zootecnia.

Quem não for classificado dentro das vagas ofertadas para o curso em que se inscreveu, mas quiser entrar em outro, terá a oportunidade de manifestar interesse na ocupação de vagas não preenchidas. A solicitação deverá ser feita na forma de requerimento escrito direcionado à Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD). Havendo concorrência pela vaga solicitada, será aplicado o critério de desempate previsto no edital.

PRINCIPAIS DATAS

O cronograma prevê que a UFGD convocará os inscritos para a realização das provas por meio de edital divulgado em 08 de agosto, os candidatos farão a prova de redação em 13 de agosto, na cidade de Dourados (em local a ser informado na Área do Candidato), o resultado preliminar será publicado em 23 de agosto e, após o período de recursos, o resultado final será divulgado em 25 de agosto. O início do segundo semestre letivo de 2023 será em 25 de setembro.

CONTATOS

Centro de Seleção (fase de inscrição): telefone (67) 3410-2840 e e-mail [email protected]  .

Secretaria Acadêmica (documentação, ingresso e matrícula): telefone (67) 3410-2820/ 2825 / 2826 ou, ainda, pelo e-mail [email protected]  .

Página oficial do PSAH-2023.2/UFGD: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/psah/psah-2023-2