Arraiá da UTI Neo do HU-UFGD acontece pela primeira vez

A equipe organizou uma festa junina surpresa com decoração e quitutes típicos do mês

Assessoria/Ebserh


Foto: Divulgação/HU-UFGD

​A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é o setor do hospital dedicado ao tratamento de pacientes que necessitam de cuidados específicos. No caso dos bebês, a UTI Neonatal acolhe recém-nascidos prematuros ou que apresentam alguma necessidade de suporte ao nascer.

O período da internação é um momento bem deliciado e muitas vezes desgastante para os familiares que acompanham de perto o tratamento.

Pela primeira vez aconteceu o Arraiá da UTI Neo do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Rede Ebserh,  em formato de festa surpresa, idealizado e organizado pela equipe da unidade, como forma de tornar esse momento mais leve e alegrar a todos os envolvidos, na quarta-feira (28), no horário da visita noturna.

Bandeirinhas foram colocadas no local e uma mesa foi montado com pratos juninos como bolo de milho, bolo de cenoura com chocolate, amendoim crocante, pipoca. Cada colaborador contribui com uma comida junina e estava vestido à caráter.  Ainda teve canjica personalizada como lembrancinha escrito: “ 1º Arraiá da UTI Neo do HU-UFGD”, idealizado pela colaboradora Maria do Socorro Lucas da Costa, conhecida por todos com “Help.

“Tivemos a ideia uma semana antes e organizamos a festinha para os colaboradores e em especial para os acompanhantes para amenizar o cansaço, uma vez que a UTI Neo do hospital é referência para a região e porta aberta. Foi um momento muito alegre e emocionante. Os pais não esperavam a surpresa e foi muito gratificante para a equipe ver no rostinho de cada pai e de cada mãe a alegria e a emoção em ver a decoração e a mesa com quitutes. Agradecemos demais a equipe”, conta a enfermeira Pamela Santos Almagro Da Silva.

Familiares são surpreendidos com festinha junina na UTI Neo do HU-UFGD (Foto: Divulgação)

A equipe também decorou as incubadoras e os berços aquecidos com cartazes e bandeirinhas.

O resultado da ação deixou a equipe ainda mais motivada para realizar uma assistência ainda melhor e mais focada no bem-estar dos pacientes infantis e seus acompanhantes. A equipe já informou que ano que vem haverá outro arraial e já estão nos planejamentos. 

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.