Corpo de Bombeiros Militar de Bonito realiza instrução de salvamento aquático

Assessoria/Bombeiros MS


Foto: Divulgação/Bombeiros MS

No dia 20 de junho de 2023, o 8º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente (SGBM/Ind.) promoveu uma importante instrução recebida para todo o efetivo do quartel, com o objetivo de manter atualizado e nivelado o conhecimento técnico dos militares na área de salvamento aquático. A instrução abordou uma série de técnicas essenciais para o resgate e tratamento de vítimas de afogamento.

A instrução teve início no Parque Ecológico do Rio Formoso, onde os militares alcançaram um deslocamento de aproximadamente 1,5 km pelo rio, até o balneário municipal. Esse trajeto permitiu aos bombeiros colocarem em prática as técnicas de salvamento aquático em um ambiente real e desafiador.

Durante o percurso, os bombeiros foram expostos a diferentes cenários e obstáculos que podem ser encontrados em situações reais de salvamento como lugares com fortes correntezas e transposição de cachoeiras. A equipe utilizou técnicas de entrada na água, nado de aproximação, abordagem, nado reboque, retirada da água, simulação de resgate de vítimas prezas a 5 metros de profundidade, aplicando também os protocolos de tratamento que possibilitaram as vítimas de afogamento.

O objetivo principal da instrução foi aprimorar as habilidades e conhecimentos dos militares, garantindo que eles estejam preparados para atuar em cenário de salvamento aquático em rios da região. Além disso, a capacitação contínua tem como objetivo garantir a segurança dos bombeiros e das vítimas, minimizando os riscos durante as operações de resgate.