Orquestra UFGD fará homenagem ao Dia do Imigrante

Redação com UFGD


Foto: Arquivo/UFGD

A Orquestra da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) se apresenta, no próximo domingo (25/06), às 14h, com um concerto especial em comemoração ao Dia do Imigrante. O evento faz parte do projeto “Imigra Ação”, realizado pela Prefeitura de Dourados, que acontece no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão”. No repertório, o público poderá conferir clássicos como Tocando em Frente, Tropicana, É Preciso Saber Viver, além de uns forrozinhos para quem quiser dançar.

A ação é uma homenagem ao Dia do Imigrante, comemorado em 25 de junho, e acontece das 13h às 17h, com apresentações artísticas, vacinação contra influenza e covid-19, entrevistas de emprego e do programa Jovem Aprendiz, doação de cobertores e palestras e orientações sobre validação de diplomas internacionais, inserção de crianças e adolescentes nas escolas, ingresso em universidades, como adquirir casa própria no município, prevenção de acidentes de trabalho, direitos dos imigrantes, violência doméstica e contra a mulher, empreendedorismo e abertura do MEI (Registro de Microempreendedor Individual).

De acordo com o responsável pela Coordenadoria Especial da Imigração (CEI) – setor da prefeitura que está organizando o evento –, Jean Kenson Joln, muitos dos imigrantes residentes em Dourados não possuem informações sobre seus direitos ou os serviços oferecidos na cidade, o que reforça a importância dessa iniciativa. “Essa é uma grande oportunidade aos imigrantes para se informar de assuntos importantes, como a aquisição da casa própria, validação de diplomas internacionais, inserção no mercado de trabalho e empreendedorismo. Esse evento é necessário para esclarecer e enriquecer o conhecimento dos imigrantes do município de Dourados”, ressalta.

Atualmente, mais de quatro mil imigrantes vivem em Dourados, com destaque para os venezuelanos, haitianos e paraguaios. Mas cidadãos de outras nações como Argentina, Colômbia, Marrocos e Senegal também estão cadastrados no órgão. O escritório da CEI fica na Rua João Rosa Góes, 395, antigo prédio da Prefeitura de Dourados, no Centro da cidade. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. O contato pode ser realizado também pelo e-mail: [email protected]  ou telefone (67) 99855-4442.

O “Imigra Ação” é uma realização da CEI em parceria com diversas secretarias da Prefeitura de Dourados, Associação Multicultural Dunamis, Organização de Infraestrutura e Habitat Santa Felicidade (ODINHASF), Delegacia da Mulher, SENAC, SEBRAE, UFGD, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Secretaria de Estado de Educação de MS (SED) e JBS.

SERVIÇO

Evento: Imigra Ação

Data: 25 de junho (domingo)

Horário: das 13h às 17h

Local: Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão (Jorjão)

Endereço: Rua Itamarati, 100 – Jardim Água Boa