Cidades
Equipe do DOF celebra flagrante raríssimo na Grande Dourados (assista)
De dentro da viatura, policiais filmaram um lobo-guará na estrada
André Bento
Equipe do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) fez um flagrante raríssimo durante patrulhamento preventivo na madrugada de sábado (17) em região de canavial no município de Rio Brilhante.
De dentro da viatura, policiais filmaram um lobo-guará na estrada. As imagens mostram o animal correndo pela estrada até se esconder em meio à plantação.
Segundo a corporação, frequentemente as equipes do DOF reportam encontros com animais silvestres. Os mais comuns flagrantes são com onças pardas e Cachorro-do-mato (lobinhos), entre outros animais da fauna.
No caso de sábado, o avistamento do logo-guará foi celebrado porque é considerado raríssimo, assim como de onça pintada. Conforme o Departamento de Operações de Fronteira, contemplar a natureza motiva também a coibir crimes contra esses animais e ao meio ambiente.
Texto da professora de Biologia Vanessa Sardinha dos Santos publicado no em https://brasilescola.uol.com.br/animais/lobo-guara.htm , “o lobo-guará é um animal com hábito, principalmente, crepuscular-noturno”.
“É solitário e, apesar de ser denominado um lobo, não é feroz, como os famosos lobos-cinzentos. Os lobos-guarás atacam raramente e apenas quando se sentem ameaçados, preferindo, geralmente, manter-se longe dos seres humanos. Eles marcam seu território utilizando fezes e urina e também são capazes de vocalizar para comunicarem-se com parceiros e filhotes, sendo uma das funções dessa vocalização a localização dentro do território”, detalha.