Dourados
Após entrave com a prefeitura, Ceim tem reforço na segurança
Pais e mães conseguiram concluir a instalação de câmeras doadas para reforçar a segurança do Centro de Educação Infantil do Município Professora Zeli da Silva Ramos
André Bento
Pais e mães de crianças matriculadas no Ceim (Centro de Educação Infantil do Município) Professora Zeli da Silva Ramos, localizado no bairro Monte Carlo, em Dourados, conseguiram concluir a instalação de equipamentos doados para reforçar a segurança do local após entrave com a prefeitura.
Representante desse coletivo, Kellcia Rezende Souza informou que as câmeras foram instaladas no dia 9 de junho e nesse processo foi identificada uma oportunidade para que a gestão pública e a sociedade atuem de forma articulada e estreitem os laços cooperativos em prol de benefícios coletivos.
“Para tanto, é imprescindível a participação e, consequentemente, o envolvimento da comunidade com as pautas políticas e, também, a viabilização por parte do poder público de canais dialógicos, transparentes e receptivos dos anseios sociais”, pontuou em carta aberta à sociedade enviada ao Jorna Gran Dourados.
Esse apelo foi feito porque, segundo ela, “desde o início do processo de arrecadação voluntária até a finalização das instalações, nos deparamos com vários desafios, dentre eles: a ausência de abertura de diálogo com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED)”. “Esse entrave fez com que a nossa ação exigisse o envolvimento de outros agentes públicos para que fosse possível alcançarmos o nosso objetivo: somar esforços para viabilizar a materialização da garantia de uma escola mais segura para as nossas crianças e profissionais de educação”, acrescenta.
A carta direciona agradecimento à maioria dos pais e mães de crianças que estudam no CEIM Profa. Zeli da Silva Ramos, bem como para a Associação de Pais e Mestres (APM) da instituição, coordenação e os profissionais que ali atuam, aos veículos de imprensa locais que divulgaram a causa. No meio político, foram citados o vereador Marcelo Mourão, “que acolheu, efetivamente, a demanda e foi interlocutor direto na cobrança incisiva junto a Prefeitura Municipal e; o Prefeito Alan Guedes, que se sensibilizou com a legitimidade do nosso apelo”.
“Esperamos que a demanda ‘Segurança nas Escolas’ seja uma prioridade na agenda das políticas públicas de Dourados-MS e, dessa forma, que todas as instituições tenham asseguradas serviços estruturais de câmeras, cercas elétricas e monitoramento; formação pedagógica para a atuação dos/as profissionais em casos de emergência; prestação de serviços de psicólogos e assistentes sociais para a comunidade escolar e; protocolo de segurança municipal para escolas”, finaliza.