Dourados
Secretária de Educação será convocada para esclarecimentos na Câmara de Dourados
Convocação aprovada por unanimidade pelos vereadores ocorre após vereadora ser impedida de averiguar robótica em escola municipal
André Bento
A secretária de Educação de Dourados, Ana Paula Benitez Fernandes, deverá ser convocada pela Câmara de Vereadores para prestar esclarecimentos após ter apresentado aos parlamentares informações duvidosas sobre a existência na rede municipal de ensino do curso de robótica, que custou R$ 8,7 milhões aos cofres públicos em transação com empresa alvo da Polícia Federal por fraude licitatória e superfaturamento.
A convocação da secretária nomeada pelo prefeito Alan Guedes (PP) foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária de segunda-feira (12), em requerimento apresentado pelo vereador Dr Diogo Castilho (PSDB).
Ele requereu esclarecimentos sobre as visitas parlamentares nas escolas e centros de educação infantil do município, ensejando a necessidade de respeito às prerrogativas de função do legislativo municipal.
A iniciativa ocorre depois que a vereadora Tânia Cristina (PP) denunciou ter sido impedida de vistoriar sala onde supostamente é ministrada aula de robótica na Escola Municipal Loide Bonfim Andrade, no Jardim Água Boa, logo após a secretária de Educação ter passado ao menos 4 horas na Câmara de Vereadores prestando esclarecimentos, no dia 7 de junho.
A agenda no Legislativo foi solicitada pelo secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, Wellington Henrique Rocha de Lima, em meio ao crescente desgaste da gestão pública do município devido à greve de educadores da Rede Municipal de Ensino e ao escândalo envolvendo a Megalic LTDA, que recebeu R$ 8.753.000,00 da Prefeitura de Dourados pelo fornecimento de kits de robótica e capacitação de servidores municipais e foi alvo da Operação Hefesto, deflagrada pela Polícia Federal no dia 1º de junho para desarticular organização criminosa suspeita de praticar crimes de fraude em licitação e lavagem de dinheiro em Alagoas.
Segundo a vereadora Tânia Cristina, a secretária Ana Paula Benitez Fernandes informou que já houve implementação da robótica em unidades da rede municipal de ensino, mas durante visitas para comprovar essa informação, a parlamentar foi impedida de ter acesso à sala onde supostamente é ministrada a atividade na Escola Municipal Loide Bonfim Andrade.
Antes, a vereadora havia visitado a Escola Municipal Januario Pereira de Araujo e divulgou vídeo nas redes sociais por meio do qual mostra que onde deveria existir a sala da robótica, só existe monte de terra.
Para obter informações sobre os protocolos de atendimento de diretores e elucidar os fatos e motivos de terem barrado a parlamentar, o requerimento de convocação da secretária municipal de Educação foi apresentado e aprovado por unanimidade no plenário da Casa de Leis.