Cidades
Estudante da REE, atendida pelo CEAM/AHS, lança livro “O Descendente de Ameryth'
GOVMS / avgomes
O livro retrata um mundo semelhante ao nosso, apesar de nesse a população ser constituída por gatos, capazes de realizar não apenas os mesmos feitos que nós, humanos, bem como muitos outros
O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), divulga e congratula a estudante Dunya Kassab Serrou do Amaral, pelo lançamento do seu livro “O Descendente de Ameryth'.
Dunya Kassab tem 14 anos, com Altas Habilidades e Superdotação na área acadêmica, é fluente em Francês, Inglês e Árabe. A mesma realiza no CEAM/AHS os Atendimentos Educacionais Especializados - AEEs de Música, Química, Arte e Criação e Linguagem.
A estudante é leitora ávida de livros de ficção, aventura e suspense. A estudante declara: “Decidi escrever essa estória por apreciar criar universos fictícios, manusear palavras e ser capaz de “brincar de Deus' por pelo menos alguns instantes. Acrescenta também que ' além disso, sempre nutri grande afeto pelos felinos, tanto que, em 2017, despertou em mim a vontade de produzir uma narrativa, que lhe desse o privilégio de enaltecê-los', enfatiza.
Felinos
Seu livro “O Descendente de Ameryth' retrata um mundo bastante semelhante ao nosso, apesar de nesse a população ser constituída por gatos, capazes de realizar não apenas os mesmos feitos que nós, humanos, bem como muitos outros, considerando que são donos de extrema agilidade e destreza, além de uma perspicácia nítida. Para os amantes de felinos, sem sombra de dúvida essa narrativa os agradará muito, já que pelo menos uma vez, os gatos ocuparão o papel de “heróis', a julgar que na maioria das ficções são descritos como criaturas desalmadas e maliciosas que buscam somente atingir seus objetivos menosprezando os sentimentos alheios, enquanto os cães, por outro lado, levam todos os créditos.
No AEE de Linguagem o professor Alessandro Fonseca, que também é músico e escritor, acompanha as produções da estudante desde 2021 e relata seu apreço pela originalidade e vigor desde seu ingresso ao CEAM/AHS e entusiasmado, “Dunya é uma estudante que mescla a emoção e o aspecto cerebral em suas produções, além de fina ironia, tem o manejo da palavra demonstrado por meio do gênero narrativo e das práticas criativas durante as atividades diárias e seguramente marcará seu nome na literatura Nacional em breve'.
A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, relata que 'o lançamento da estudante como escritora oportuniza a revelação de novos talentos literários, bem como seu reconhecimentono no universo literário'. Acrescenta, ainda, que 'por meio da literatura, representada pela ficção e em todas as manifestações do fazer criativo, surge um trabalho prazeroso e interessante, que enriquece o desenvolvimento intelectual dos estudantes'.
Adersino Júnior, SED
Fotos: Divulgação