Cidades
Importância do professor e recomposição de aprendizagem são destaques na EE Fernando Corrêa
GOVMS / avgomes
Equipe escolar de Três Lagoas participa de 17 a 25 de fevereiro da Jornada Pedagógica da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
Iniciou a Jornada Pedagógica na Rede Estadual de Ensino (REE), preparatória para os desafios do ano letivo de 2022. Na Escola Estadual Fernando Corrêa, em Três Lagoas, dois temas se destacaram na primeira semana da formação: o importante papel do professor nessa nova fase pós-pandêmica e a recomposição das aprendizagens para os estudantes, num importante diálogo entre gestores, coordenadores e corpo docente.
Durante as atividades desenvolvidas pelas coordenadoras pedagógicas Ana Paula Teixeira de Amorim Rodrigues, Tays Fonseca e Flávia Maria de Almeida Moreira, os professores expuseram suas ideias, potenciais e fragilidades e a coordenadora Ana Paula afirma, “é de suma importância esse momento em que todos os professores podem estar juntos, estudando, fazendo reflexões e sendo ouvidos, pois a troca de experiências enriquece muito o fazer pedagógico da sala de aula'.
De acordo com a gestora Sonia Maria Teresinha Barbosa, o corpo docente da EE Fernando Corrêa é respeitado pela comunidade escolar, sendo considerado um dos melhores e mais atuantes da rede, pois os professores são os grandes responsáveis pelos inúmeros frutos colhidos pela escola há muitos anos e que hoje é uma das referências no programa global Escolas2030.
“Quando falamos dos resultados exitosos da escola, estamos mostrando os frutos do trabalho que os professores desenvolveram dentro da sala de aula com os nossos estudantes, com todo o comprometimento, que prima pela qualidade no processo de ensino e aprendizagem', menciona diretora Sonia Barbosa.
Conquistas
E não são poucas as conquistas alcançadas pela escola no ano de 2021, apesar de todos os percalços da pandemia as conquistas foram: o melhor índice municipal nas avaliações externas nos últimos anos (SAEB 7,7 no Ensino Fundamental I e 5,5 no Ensino Fundamental II); muitas conquistas em provas nacionais, como na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica/OBA (5 medalhistas de ouro, 3 de prata e 3 de bronze); na Olimpíada Nacional de Ciências/ ONC (1 prata, 1 bronze e 6 menções honrosas) e na Olimpíada Brasileira de Matemática/ OBMEP (1 ouro, 1 prata e 5 menções honrosas).
E em 2022, antes do início do ano letivo, a escola já comemorou o recorde de aprovações em vestibulares na primeira semana de divulgação dos resultados, com destaque às estudantes Jayanne dos Santos Vieira e Ana Clara Brito Freitas, aprovadas em Medicina pela UFMS, um dos cursos mais concorridos da região, lembrando que nos últimos anos, estudantes da EE Fernando Corrêa têm obtido o primeiro ou segundo lugar no curso de Medicina, superando até instituições privadas nesse mérito.
A diretora adjunta Selma França Vieira, lembra da conquista, “quando nossos estudantes são aprovados em universidades conceituadas como a UNESP e UFMS, em cursos concorridos como Medicina, Engenharia, Direito e Sistemas de Informação, estamos, na verdade, mostrando o trabalho magnífico realizado pelo nosso corpo docente e equipe pedagógica na escola', menciona.
Educação de Qualidade
Um dos pontos fortes da equipe docente tem sido a preocupação em oferecer Educação de qualidade para todos, de forma que durante o debate sobre o Plano de Recomposição de Aprendizagem, visando suprir as lacunas deixadas pelo ensino remoto, o professor Ernane Campos Baldo afirma que “essa já é uma prática aqui em nossa escola, os professores estão sempre resgatando as fragilidades conforme as avaliações diagnósticas dos discentes que vêm de outras redes'.
A coordenadora Tays Fonseca detalhou que a recomposição de aprendizagem será desenvolvida nas disciplinas de Pesquisa e Autoria (no Ensino Fundamental) e Intervenção Comunitária (no Ensino Médio), porém, “todos os professores atuarão com especial atenção à aprendizagem, com foco no contexto que cada estudante trouxer para a sala de aula', concluiu Tays Fonseca.
Adersino Junior, SED